-
Arquitetos: AM55 Studio
- Área: 26 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Maura Mello
-
Fabricantes: Atlas Concorde, Concresteel, Deca, Deca para Banheiro, Defragoso, Desmobilia, Konkre, Labluz, Menu Casa, O/M Light - Osvaldo Matos, reka iluminacao
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo, o projeto foi desenvolvido para maximizar o aproveitamento de um imóvel com cerca de 26 m². Destinado ao aluguel de curta estadia, com a possibilidade de acomodar também os proprietários quando estes estiverem na cidade, o projeto buscou criar um ambiente multifuncional, capaz de atender às diversas necessidades dos ocupantes, sem que sobrecarregasse o espaço.
As principais soluções partiram da marcenaria sob medida. A cama retrátil, um elemento ainda pouco explorado no Brasil, é a peça central do projeto. Quando fechada, libera uma grande área do apartamento, permitindo que o espaço seja utilizado de diferentes maneiras e assuma uma natureza itinerante. Próximo ao sofá, um armário deslizante foi projetado para otimizar o armazenamento na unidade sem comprometer o layout proposto, já que o móvel vizinho poderia obstruir consideravelmente o acesso ao volume. Essa flexibilidade do conjunto é ainda reforçada pela criação de uma peça em "L", que funciona não somente como mesa de apoio ao sofá, mas também como banco e solução de armazenamento, com suas gavetas.
A integração do layout foi essencial para aumentar a sensação de amplitude em um ambiente reduzido. Assim, a sacada original foi assimilada ao todo para ampliar o espaço útil, mantendo uma boa circulação de ar graças às janelas que vão de uma extremidade a outra. Para atenuar o volume do ar-condicionado, foi utilizado um fechamento em chapa metálica perfurada branca fosca que, agregada à solução convencional de isolamento em vidro e alumínio, evita que o equipamento seja um elemento visual e sonoro intrusivo.
No banheiro, ao estudarmos a planta original, com um pequeno box de canto e uma cuba diminuta de semi encaixe, percebemos que uma área relevante do ambiente era perdida pelo giro da porta de abrir. Assim, com a simples substituição da porta original por uma de correr embutida, pudemos otimizar a circulação e aumentar generosamente o box.
Esteticamente, busca-se um ambiente minimalista, porém expressivo e representativo da personalidade dos clientes. A paleta de cores é predominantemente clara, reforçando a sensação de amplitude. No entanto, elementos como a marcenaria da cozinha, o sofá e os revestimentos do banheiro contrastam com o entorno e entre si. A cozinha, em especial, é quase toda em tom verde folha, combinando granito, ladrilhos hidráulicos e marcenaria revestida em madeira com pintura fosca.
O pé-direito alto de 3,70 metros do apartamento foi explorado para organizar o espaço em duas alturas: a parte inferior, acessível sem escadas, assume acabamentos majoritariamente brancos, enquanto a parte superior, com revestimento em textura cimentícia, quebra a monotonia da altura e cria um ambiente mais acolhedor com um ajuste de escalas. A iluminação também contribui para a paleta de cores no projeto, com um trio de arandelas de diferentes temperaturas, que cria um degradê de luz confortável sobre a parede branca da sala.
Em conjunto, as soluções adotadas garantem um espaço otimizado e flexível, capaz de atender a diversas necessidades sem renunciar à sua expressão estética.